segunda-feira, 24 de novembro de 2008

“DOS ÁRBITROS EU NÃO FALO”, DIZ RODRIGUEZ



Técnico do River Plate prefere o silêncio ao bate-boca sobre o lance que decretou a derrota do time para o Argentinos Juniors.

JOÃO PAULO CASTILHO - River Plate e Argentinos Juniors empatavam por um a um em Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Até que aos 45 minutos do segundo tempo, o jogador Romero, do Argentinos finge ser tocado pelo goleiro Vega, do River e cai. O árbitro Diego Abal marca pênalti, Ortigoza marca e vira a partida. Sobre o assunto, o técnico Gabriel Rodríguez (FOTO) prefere o silêncio do que retrucar o árbitro da partida.

“Dos árbitros eu não falo. Não tenho nada para opinar”, declarou o treinador após a partida. Sobre o jogo, o treinador reconheceu a superioridade do Argentinos “No segundo tempo, o time deles nos dominou, tocou a bola e encontrou o empate. Se organizaram melhor e forma superiores”, disse.

Sobre as mudanças que fizera no time, Gabriel afirmou que “não saiu nada bem”. Quisemos fechar um pouco o meio-campo, que era onde tínhamos dificuldades. Coloquei Mauro Díaz e tirei o Barrado com o intuito de jogar, mas isso não aconteceu, se justificou.

Por último, sobre a partida sobre o Tigre em San Martín, Rodríguez deixa claro: “Nosso objetivo é ganhar. A única coisa que nos intreressa é conseguir a vitória”.

ATÉ NA ARGENTINA HÁ ERROS DE ARBITRAGEM



Argentinos Juniors vence River Plate por 2 a 1, com direito a pênalti duvidoso.

JOÃO PAULO CASTILHO – Quando a uruca é forte, ninguém consegue tirar. O River Plate, que vinha de uma boa vitória por 1 a 0 contra o Independiente, no Estádio Juan D. Perón, casa do Racing, em Avellaneda, desta vez perdeu para o Argentinos Juniors por 2 a 1 de virada, em pleno Monumental de Nuñez, após o árbitro Diego Abal dar um pênalti inexistente do goleiro Vega em Romero, no final da partida. Com isso, o River volta para a lanterna do Torneio Apertura, o primeiro turno do Campeonato Argentino.

O Argentinos começou melhor o jogo. No primeiro minuto, o goleiro Veja já começou a trabalhar, depois que Recalde cobrou escanteio que Escudero cabeceou forte e exigiu reflexo do arquero do River, que mandou novamente para escanteio. Cinco minutos depois, o Argentinos teve uma grande chance de gol, com Hauche. Scotti cobrou lateral e ele cabeceou para fora sem goleiro.

A primeira chance de gol do River acabou entrando. Aos 16 minutos, Abelairas cobra escanteio curto para Salcedo, que devolveu para o volante. Ele cruzou na medida para Falcao García, sem chances para o goleiro Torrico.

Depois disso, o jogo ficou mais equilibrado, com as duas equipes criando chances. No primeiro tempo, a melhor chance do River após o gol foi com Diego Buonanotte, que chutou de fora da área e assustando o goleiro adversário. Já o Argentinos retrucou com Ortigoza, que chutou em cima de Vega, que espalmou com a mão direita.

No segundo tempo, nenhumas das equipes fizeram mudanças. No Argentinos, o atacante Hauche voltou a fixar na cara-a-cara com o goleiro Vega, que garantiu mais uma boa defesa salvadora. Mas com o tempo, o time de Gorosito ganhou mais terreno até chegar ao gol de empate. Aos 33 minutos, Juan Sabía mandou para os fundos do gol, após um bom cruzamento de Bogado. Neste lance, Vega nada pôde fazer.

Mas quando o jogo caminha para o empate por um gol, o Argentinos consegue um último contra-ataque, Romero conduz a bola, invade a área, frente-a-frente com o goleiro millonario, cava um pênalti inexistente e o árbitro Diego Abal cai na conversa deles e marca pênalti. Na cobrança, Ortigoza vira a partida para o Argerntinos.

Com o resultado, o River Plate caiu para a lanterna do Torneio Apertura, com 13 pontos, enquanto o Argentinos Juniors subiu para a 12ª posição, com 21 pontos. Agora, o River enfrenta no próximo domingo o Tigre, em San Martín, enquanto o Argentinos recebe no Diego Maradona, em Buenos Aires o Rosário Central.

FICHA TÉCNICA – RIVER PLATE 1 X 2 ARGENTINOS JUNIORS
Data: 24 de novembro
Estádio: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
Motivo: 15ª rodada do Torneio Apertura.
Arbitragem: Diego Abal
Gols: Falcao García (RP), aos 16 min do primeiro tempo; Sabía (AJ), aos 34min.; e Oritgoza (AJ), aos 48 min. do segundo tempo.
Cartões amarelos: Abelairas, Tuzzio, Falcao García (RP); Mercier, Ortigoza (AJ).
Cartões vermelhos: nenhum.
RIVER PLATE: Vega; Ferrari, Facudo Quiroga, Tuzzio e Villagra; Fernández, Barrado (Mauro Díaz, 41 min. 2T), Abelairas e Buonanotte (Andrés Rios, 28 min. 2T) ; Santiago Salcedo (Giménez, 16 min. 2T) e Falcao García. Técnico: Gabriel Rodríguez
ARGENTINOS JUNIORS: Torrico; Sabía, Caruzzo, Scotti (Viotti, 28 min. 2T) e Escudero; Bogado, Ortigoza, Mercier e Recalde (Franco Quiroga, 40 min. 1T); Hauche (Romero, 14 min. 2T) e Pavlovich. Técnico: Nestor Gorosito