quarta-feira, 17 de setembro de 2008

RIVER PLATE X VÉLEZ SARSFIELD: O ÚLTIMO CONFRONTO


No Torneio Apertura, River fez dois a zero e ainda não levou nenhum cartão.

JOÃO PAULO CASTILHO - Hoje, River Plate e Vélez Sarsfield se encontram no Estádio Monumental de Nuñez, às 17h10, partida válida pela sétima rodada do Torneio Apertura. Mas, como foi o último confronto entre as duas equipes? Os dois times se encontraram no José Amalfitani no dia 23 de março deste ano, pela sétima rodada do Clausura. Com gols de Aléxis Sánchez e Falcao García, o River venceu por dois a zero e caminhava a passos largos rumo a mais um título.

Tudo ocorreu no estádio do Vélez. O River precisava da vitória para se distanciar ainda mais dos segundos colocados, Estudiantes de La Plata e Boca Juniors. Já o Vélez corria por fora na disputa pelo caneco; era o quinto colocado. E quem esperava uma prova simples para o time de Nuñez, enganou-se. O Vélez engrossou o caldo literalmente e só não venceu porque o River era mais time e estava realmente inspirado.

O jogo no geral foi bastante tenso. O árbitro da partida, Saul Laverni só deu cartões amarelos para os jogadores da casa: cinco amarelos e um vermelho, para Lima, que acertou em cheio o jogador Mauro Rosales. No início, as duas equipes estavam empenhadas em buscar a vitória. O River soube aplicar bem as jogadas e ser contundente nos momentos mais críticos. Tanto que conseguiu liquidar a partida em nove minutos. Mas antes, o nome do time millonario era Juan Marcelo Carrizo, que aos sete minutos conseguiu defender uma cabeçada certeira de Balvorín.

Pouco tempo depois, o chileno Aléxis Sánchez, do River Plate fez o estádio José Amalfitani, ficar todo vermelho, ao invés de azul, cor do Vélez. Livre, ele invadiu a área e chutou com a perna direita a meia altura sem chances para o goleiro velezano Germán Montoya.

Dois minutos depois, o volante Matias Abelairas lançou Falcao García, que entrou na área do Vélez, ficou cara a cara com Montoya e definiu com classe, com um chute baixo, com a perna direita. Depois disso, outras chances ocorreram. Uma delas, ainda no primeiro tempo, Mauro Rosales, no mano a mano com a defesa adversária, mas Montoya salvou.

O Vélez bem que tentou, mas nada mudou. Com mais decisão, o Vélez voltou para a segunda etapa e em várias ocasiões esteve perto de diminuir. Mas sempre se encontrou com o goleirão Carrizo, que hoje está na Lazio da Itália, e que na época era tido como o melhor arquero do futebol argentino. A melhor chance do time foi com Cabral, que mandou na trave um chute, começada com Balvorín.

No final da partida, o River Plate ficou mais tranqüilo e centrou o jogo mais em Sánchez, que quase fez o terceiro com um disparo à queima-roupa, defendido por Montoya. Ainda, o lateral-esquerdo Lima deu uma rasteira em cima de Rosales e acabou expulso.

Final de partida em Vélez: River Plate dois, Vélez Sarsfield zero. Com isso, o River Plate, de Diego Simeone, só esperava mais um pouquinho para ser campeão, enquanto o Vélez, que não fez uma má partida, chupou os dedos em mais um campeonato. Esperamos que na quarta-feira, o River de o primeiro passo a mais um título argentino na história.

FICHA TÉCNICA
MOTIVO: Sétima rodada do Torneio Clausura 2008.
DATA: 23 de março de 2008.
VÉLEZ SARSFIELD: Montoya; Vella, Uglessich, Pellerano e Lima; Sergio Sena (Cabral), Bustos, Leonel Rios (Ocampo) e Escudero; Balvorín e Silva (Coria). Técnico: Hugo Tocalli.
RIVER PLATE: Carrizo; Ferrari, Cabral, Tuzzio e Villagra; Ponzio, Abelairas (Ahumada), Aléxis Sánchez e Falcao García; Buonanotte (Archubi) e Rosales (Gustavo Bou). Técnico: Diego Simeone.
GOLS: Aléxis Sánchez (River), aos 9 minutos e Falcao García (River), aos 11 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO: Saúl Laverni.
CARTÃO AMARELO: Escudero, Leonel Ríos, Uglessich e Maxi Bustos (Velez).
CARTÃO VERMELHO: Lima (Vélez).

RESULTADOS DA SEXTA RODADA

Dos jogos realizados ontem, o destaque ficou com o empate entre Colón e Lanús e a vitória do San Lorenzo sobre o Banfield fora de casa.

COLÓN 3 X 3 LANÚS
Gols: Fritzler (Lanús, 19), Fuertes (Colón, 35 do primeiro tempo); Ramírez (Colón, 9), José Sand (Lanús,19), Blanco (Lanús, 42) e Valdemarín (Colón, aos 43 do segundo tempo)

TIGRE 3 X 1 GIMNASIA LA PLATA
Gols: San Róman (CONTRA para o Gimnasia), aos 5 minutos do primeiro tempo; Morel (Tigre), aos 21; Blanco (Tigre), aos 23 e Morel (Tigre), aos 29 minutos do segundo tempo.

BANFIELD 1 X 3 SAN LORENZO (FOTO)

Gols: Silvera (San Lorenzo), aos 22; Barrientos (San Lorenzo), aos 41 do primeiro tempo; Bertolo (Banfield), aos 7 e Solari (San Lorenzo), aos 44 do segundo tempo.




HURACÁN 1 X 1 NEWELL’S OLD BOYS

Gols: Schiavi (Newell’s), aos 30 minutos do primeiro tempo; González (Huracán), no primeiro minuto do segundo tempo.